Basico de composição de imagem – Ponto focal

Você pode começar um desenho ou tirar uma foto e escolher no instinto e intuição a posição de seus atores e ou objetos e acabar em um resultado visualmente agradável ou pode acabar perdendo a foto perfeita e muitas horas do seu dia por desconhecimento das regras de composição básicas, por isso é bom conhecer quais elas são, eu resolvi desenferrujar meus conhecimentos de composição (que andam bem enferrujados) e voltar a estudar os elementos que compõe uma boa imagem/fotografia/enquadramento e compartilhar minhas descobertas aqui, e a primeira vitima é o ponto focal, mas o que é o ponto focal? não, não é um ponto focado…quer dizer de certa forma é sim.

Toda imagem fica mais interessante quando tem um ponto focal bem definido, um ponto aonde o artista quer que a atenção do espectador seja direcionada, ao criar uma imagem se pergunte “oque quero passar” ou “oque quero dizer” e então posicione os elementos de uma maneira que consiga mesmo passar essa mensagem.

Vai dizer que não parece que foi a menininha que tacou fogo na casa?

Algumas imagens podem ter mais de um ponto focal, nesse caso chamamos eles de ponto primário e ponto secundário, mas deve se tomar muito cuidado na hora de escolher múltiplos pontos porque você pode acabar confundindo o objetivo ou mensagem que quer passar.

Aqui um exemplo de dois pontos focais bem usados  pra contar uma historia

Nessa imagem sem ponto focal bem definido, não consegue prender nossa atenção

e não conta nenhuma historia.

Existem algumas regras pra você pra definir bem seu ponto focal em uma imagem e elas são:

  • Sempre coloque seu ponto de interesse um pouco longe do centro da imagem, a não ser que você tenha algum motivo artístico especifico pra que ele esteja, uma imagem com o ponto focal no centro é uma imagem sem graça, seu olhos não passeiam pela imagem sendo guiados ate o objetivo que foi escolhido pelo autor, você ignora todo o resto da imagem deixando ela sem impacto visual

Só de deixar o ponto de interesse da imagem um pouco mais pro canto já deixa ela bem mais interessante e faz com que
nossos olhos queiram passear por mais tempo pela imagem.

 

  • Use linhas dos objetos ou natureza na imagem pra guiar os olhos do espectador ao ponto principal, como por exemplo uma estrada ou um rio, uma bera da praia ou fios de poste

As linhas da arquitetura da casa convergem para a cabeça da mosca que é o ponto focal da foto.

As linhas da escada guiam nossos olhos para o caminho que desce

  • De mais detalhe e definição ao seu ponto principal do que pro resto da imagem, usando do desfoque ou de cores mais fortes pra onde você quer que a atenção seja direcionada.

Qual gato parece mais interessante?

  • Usar enquadramento dentro do enquadramento, como por exemplo uma porta ou um corredor.

As rochas formam uma moldura natural pra nuvem paradinha no horizonte.

  • Use os outros objetos da imagem, que olham ou apontam na direção desejada pra guiar a visão do espectador.

Todos apontam ou olham para jesus alem das linhas da arquitetura também convergem o pra  ele
e como se não fosse suficiente ele ainda esta enquadrado na janela ao fundo.

  • Use a diferença nas cores e contraste, um objeto laranja com certeza vai se destacar no meio de objetos cinzas, da mesma maneira que uma casa vermelha vai se destacar numa paisagem com verde e marrom predominantes.

  • Contraste também pode ser de tamanho, uma laranja no meio de melancias chama a mesma atenção que uma única melancia no meio de laranjas.

Essas são algumas das técnicas que eu tenho aprendido nas ultimas semanas e tenho tentado usar em tudo oque eu faço e isso é só o ponto focal, uma composição de imagem tem muitas outras coisas como, sobreposição, temperatura, profundidade, luz, sombras, atmosfera,etc,etc,etc, mas eu pretendo conforme for aprendendo sobre cada uma dessas ir colocando um resumo aqui pra ajudar a fixar na minha cabeça e talvez ajudar alguém que tenha a mesma curiosidade que eu.

Sobre RafaelMathard
Designer "aposentado", Motion Grapher em treinamento e cineasta amador por paixão.

Deixe um comentário